O Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional habilitado no domínio de técnicas de análise e avaliação das condições de higiene e segurança no trabalho, para prestação de serviços de qualidade, identificando e prevenindo pontos de riscos de acidentes pessoais, materiais, ambientais, programando e coordenando a implantação de ações preventivas e corretivas. É um profissional da área de saúde que atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, participando dos projetos de educação do trabalhador, incluindo especialmente os programas de prevenção e riscos à saúde, através da realização de ações educativas, buscando promover atitudes conscientes nos trabalhadores durante a realização de suas atividades diárias, implantando preceitos e valores no esforço de integrar a segurança, a qualidade, o meio ambiente, a produção e o controle de custos na empresa.
Está apto a analisar as condições de trabalho, planejar e elaborar normas e instruções de trabalho, reforçar comportamentos seguros, implementar ações corretivas buscando eliminar ou minimizar os riscos nos locais de trabalho, evitando doenças profissionais, acidentes de trabalho, absenteísmo, afastamento por invalidez e morte por acidente.
É responsável por aplicar os princípios básicos de prevenção de acidentes em conformidade com a legislação e normas de segurança, elaborando plano de propostas, estudos estatísticos, instrumentos de avaliação, programas de segurança, análise de acidentes e outros dispositivos de ordem técnica junto aos trabalhadores. Presta assistência ao trabalhador vítima de acidentes ou mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento especializado.
Leia mais em : http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2010/12/o-que-faz-o-tecnico-em-seguranca-do.html#ixzz1CsUHfx2s
Absenteísmo:
Termo que designa as ausências dos trabalhadores no trabalho, seja por falta ou atraso. É a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando empregados não vão ao trabalho. As causas e conseqüências das ausências foram itensamente estudadas por meio de pesquisas que mostram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário